Notas de uma mente inquieta

A baleia

a-baleia-netflix

Acho que o que mais gostei desse filme foi entender o contexto de gravação por trás da obra. Em 2021 estávamos ainda em plena pandemia e o mercado audiovisual procurava se reinventar, uma cadeia produtiva onde em sua grande maioria envolve centenas de pessoas em um espaço aglomerado.

A baleia é um excelente filme que explora essa restrição. A história se passa majoritariamente em um único cenário que alterna entre pouquíssimos personagens, na maioria das cenas apenas 2 pessoas interagindo por vez. Dado esta limitação, os diálogos precisam estar muito afiados e as atuações necessitam ser excelentes para segurar aquela dramaticidade. Não a toa, Brendan Faser ganhou o Oscar por esta façanha.

A história em si é bem simples, o final "inconclusivo" vem justamente de não ter muito para onde caminhar, mas os tons de cinza dos personagens dá a profundidade necessária para tornar a narrativa interessante. Lembro de ter existido uma polêmica sobre gordofobia mas confesso que não peguei exatamente o que poderia ser, talvez a maquiagem do personagem principal? Confesso que até achei muito bem feita. Não interpretei a obra como uma crítica absoluta a obesidade, tudo me pareceu mais uma rima visual para o Moby Dick e a abstração de uma pessoa que ficou presa aos seu luto através de um vício.