AstroBot
Mas que jogo bom! Divertido daquele jeito de abrir um sorrisão enquanto passa em cada desafio. Você é diretamente levado para aquela sentimento gostoso de quando se jogou Crash Bandicoot pela primeira vez. Lembro de ter sentido a mesma coisa quando joguei o Mario Odyssey, esse sentimento de um jogo descompromissado mas muito bem acabado: músicas, puzzles, chefões, easter eggs, etc. Realmente toda aquela balbúrdia das pessoas questionando ele ter sido o jogo do ano parece tão bobo. Todos os critérios elencados para a categoria estão lá muito bem entregues: é divertido, é inovador, é bem executado, é desafiador. Pô, a Sony conseguir fazer tudo isso em um publi deixa tudo ainda mais impressionante.
O AstroBot, em sua primeira versão, nasce como um jogo para destacar o diferencial do gamepad da Sony, que agora tem as funções sensoriais aguçadas, se você já jogou no ps5 sabe do que eu tô falando. Mas nesse novo jogo eles foram além, colocaram todo o esmero em cada micro-interação, seja pelo barulho em diferentes materiais, ou no peso transmitido pela movimentação das mãos com o controle, ou da pressão dos gatilhos, tudo conversa muito bem com a narrativa. Dessa vez eles venderam essa funcionalidade tão bem que enquanto eu jogava Split Fiction eu ficava com aquele pensamento de "seria massa se o controle vibrasse nessa parte...".
Pô, e o robozinho é muito carismático. A cada novo traje que libera os poderes parece que eles desenharam uma experiência nova a ser desbloqueada, você se sente criança de novo descobrindo como um vídeo-game funciona.
Adorei de verdade! Eles conseguiram deixar toda a jogatina no tempo certo, antes de ficar repetitivo, ou cansativo, você termina aquelas galáxias da trama principal. É desafiador na medida certa, se você é um jogador mais hardcore tem uma vasta disponibilidade para catar todos os bots e peças, mas se quiser apenas jogar casualmente você também consegue transitar entre as fases de boa. Tudo muito intuitivo e acessível, facilmente pessoas de todas as idades conseguem usufruir da experiência do jogo com suas múltiplas jogabilidades, acredito até que seja um excelente jogo introdutório para as novas gerações.
Foi tão bem pensado que até os créditos finais do jogo são jogáveis repassando por toda aquela experiência divertida novamente.