Demolidor - Netflix
Com a nova temporada do Demolidor chegando pela Disney, resolvi reassistir as temporadas produzidas pela Netflix. Até onde eu tô sabendo, a ideia é que esta nova produção seja uma espécie de continuação, então está por dentro do que rolou no passado pode melhorar a experiência do futuro. E já adianto, valeu muito a pena. O Demolidor da Netflix é uma das melhores adaptações de heróis para o formato de série. Na primeira temporada, temos a apresentação da trama e seus personagens. Gosto bastante na maneira que o Rei do Crime é construído, em como ele sai de um nome a não ser mencionado, para suas motivações apresentadas, passado revirado, desafiado pelos seus inimigos ao final apoteótico onde ele mesmo demonstrando toda sua força, seja física ou política, ainda assim acaba atrás das grades.
Já do Matt não gostei tanto. Acho que ele fica muito preso em sua dúvida de como lidar com toda aquela questão. É apresentado um Demolidor que luta por injustiças em Hell's Kitchen a muito mais tempo, que tem uma briga interna sobre seus poderes desde criança, e mesmo assim a série opta por apresentar essa imaturidade do Murdock. Ele demora muito para tirar a "roupa preta". Sério que em todo esse tempo ele precisou do conselho de outra pessoa pra perceber que enfrentar os criminosos de moletom não é a melhor ideia?
Já na segunda temporada a batalha é outra... Murdock briga contra o conselho dado pelo Stick anteriormente de afastar as pessoas próximas pois esta guerra só se vence sozinho. A chegada do Justiceiro é muito impactante. É um personagem muito forte, o ator é muito marcante e a história se encaixa muito bem a trama. Aíiii, no terceiro episódio escondem o cara pra mostrar a Elecktra que, na minha humilde opinião, é figura completamente aleatória. Ela não sabe se é perseguida, se persegue, se quer ficar com o Matt e ser uma pessoa melhor ou uma assassina voraz... É uma confusão sem tamanho que só serve pra encher linguiça.
O que se espera quando o Justiceiro é preso de maneira tão célere é que a série aborde um lado ainda pouco trabalhado que é dos dilemas advocacionais. Acho que tinha-se um espaço incrível para entrar nas nuances do direito sobre crimes e motivações, leis e interpretações. Mas quando começa a esquentar no tribunal o Frank, um soldado treinado, surta do mais absoluto nada para encontrar alguém que ele nunca sequer teve motivação alguma de ir atrás.
A segunda temporada foi uma labuta para terminar. Gostei do rompimento da Nelson & Murdock, acho que todas as partes tinham seus motivos para isso e fluiu de maneira coerente. O Justiceiro é um puta personagem e gosto da maneira que ele é apresentado. Gosto da história criada para ele e todo o plano de fundo que nasce com ele: rivalidade das gangues, carreira do exército, corrupção policial para encobrir erros táticos, etc. Mas sinto que poderia ter sido melhor trabalhado a parte do tribunal. Já toda o núcleo da Elecktra eu achei completamente sem pé nem cabeça e infelizmente essa parte foi a maioria, se encerrando com um grande re-start que me sugou a completa motivação de voltar para a terceira.
Por conta disto, e a chegada da nova temporada na Disney, optei por assistir um resumão da terceira temporada no Youtube. No meio, fiquei até arrependido, me bateu a sensação (e lembrança) de que a terceira temporada é bem melhor que a segunda. O Pointdexter é um vilão muito daora e os dilemas internos do Matt com o cristianismo ficam ainda mais aflorados. Aquela luta final contra o Rei do Crime parece ter sido muito massa, vou assistir ela separadamente depois só para relembrar. No resumão, não se falou mais da Electra e nem do Justiceiro, de fato eles não aparecem na terceira? Não lembro.
De maneira geral, valeu muito a pena reassistir a série, tanto por ser uma puta adaptação quanto para ter comparativo com essa série nova que estreiou. Vou tentar, na análise que virá dessa nova obra, trazer os sentimentos em relação a esta análise aqui.
P.S.: Eu fui escrevendo esse texto enquanto ia assistindo. Comecei a primeira temporada em janeiro e só consegui "finalizar a terceira" agora em Março, no meio disso fui assistindo outras coisas e pausando, então o texto pode parecer desconexo entre as temporadas pois de fato não foi conectado.