Notas de uma mente inquieta

Invencível - 3a temporada

invencivel-3a-temporada

A segunda temporada ficou bem aquém do esperado. Tanto na história, que ficou muito cheia de informação, múltiplos vilões que não levavam a caminho algum, quanto em animação que ficou evidentemente mal produzida, a ponto dos próprios roteiristas tentarem brincar de uma maneira bem vergonha-alheia sobre essas limitações.
A terceira veio claramente ciente desses problemas anteriores. A animação ainda possui suas restrições mas para os momentos de ação foi dada a devida atenção aos movimentos, algumas coreografias são até memoráveis. Sobre a narrativa ainda tenho minhas queixas, apesar de achá-la bem mais objetiva com um direcionamento claro para onde eles querem ir, ainda acho que está presa, não concluindo tópicos iniciados na primeira temporada. Existem muitos parênteses abertos, principalmente no núcleo do OmniMan contra os Viltrumitas, e eles continuam voltando MindMaster com um plano do Pink e Cérebro pra dominar o mundo.
Eu gostei muito do episódio do PowerPlex. Todo episódio temos centenas de mortes causadas pelas lutas destes supers destruindo completamente a cidade e as consequências dessas ações não costumam ser abordadas sobre a culpa que recai sobre os protagonistas. A motivação do Scott parece sim meio maluca, pois o Invencível estava tentando defender ainda mais outras mortes, mas é completamente verossímil. Para quem perde um ente querido é normal querer achar um culpado. Inicialmente ele busca por pelo menos um julgamento, mas é completamente ignorado. Os heróis se colocam acima do bem e do mal, acima das leis, e isso pode surtar qualquer um.
Aquele episódio meio filler que acontece pelo meio da temporada onde o Mark precisa viajar no tempo levado pelos irmãos que apareceram anteriormente como vilões também é bem legalzinho. O dilema levantado sobre uma distopia gerada pela imortalidade é algo que não lembro de ter sido tratado em nenhuma outra obra.
No meio de vários acontecimentos hiperbólicos, achei curioso que os pontos que eu mais gostei foram sobre as questões filosóficas de acontecimentos locais. Fiquei me perguntando se encontraria mais disso ao ler os quadrinhos.

O mundo de possibilidades apresentado nessa série é bem instigante e a terceira temporada me deixou animado para a quarta, mas torço que já esteja caminhando para um fim.

#marco-2025 #prime-video #review #series