Notas de uma mente inquieta

Magicka 2

magicka

Lá pra 2015, eu não tinha console e por conta disso minha plataforma de jogo era o PC. E, convenhamos que, naquela época jogar no PC era bem mais democrático. A Steam, que já bombava na época, tinha jogos acessíveis. O preço das peças de computador não estava na estratosfera como agora. Neste contexto, uns amigos me chamaram pra jogar Magicka 2.
Achei muito divertido, a jogabilidade simples mas extremamente criativa. Os desafios do jogo se adaptam a maneira como você resolve combinar as habilidades para derrotar os desafios. Naquela época, não finalizamos o jogo. Acabou que do meio pro fim as agendas não se encaixavam mais e a diversão estava em jogar aquele jogo em turma.

No ano passado, Arthur e eu jogamos It Takes Two, que daria um review especial só sobre a experiência, e ao terminar deixou um vácuo gigantesco sobre jogos colaborativos. Normalmente, nós jogamos single-players (God of War, Ghost of Tsushima) passando o controle, ou jogos de competição (Fifa, NB2K, Naruto: Ultimate Ninja Storm). Mas depois do It Takes Two ficamos com um anseio por estar sempre finalizando jogos de maneira colaborativa e com isso finalizamos vários jogos neste estilo: Street of Rage 4, Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, Trine 4.

Até que no fim de 2024 lembrei do Magicka. Inicialmente, fiquei impressionado em como ele pegou rápido a dinâmica da combinação de magia do meio pro fim, estava impaciente de ele não focar em matar os bichos ao invés de ficar brincando de descobrir novas magias.
É engraçado ver a diferença do pragmatismo do velho chato e da exploração entusiasmada da criança.
Confesso que no fim, o sucesso da campanha foi diretamente relacionado a exploração que ele fez das magias. No chefão final, aceleramos o processo porque ele descobriu um atalho pra deixar as magias melhor alocadas e ele aprendeu a magia de criar uma vida a mais, o que nos impedia de resetar o desafio toda vez que morríamos, coisa que eu não sei até agora. Foi uma jogatina curta, cerca de 8h de gameplay, mas foi bastante divertido.
Fica a recomendação.

#arthur #jogos #review