Notas de uma mente inquieta

Paradise - 1a temporada

paradise-1-temporada

O episódio inicial me pegou já de cara. A reviravolta que temos no fim do episódio onde a trama principal se revela é muito bem feita pegando todo mundo de surpresa. Se você não sabe do que tô falando, vale muito a pena assistir sem pegar qualquer spoiler. Para o texto aqui mesmo e vai lá assistir o primeiro episódio.

Os próximos episódios vêm para dispor as peças do quebra-cabeça apresentado. E é muito legal a maneira utilizada, contando uma história de cada vez, o que me lembrou muito a praimeira temporada de Lost. As atuações são bem legais, um destaque ao Sterling Brown como protagonista que segura muito bem a tensão que a narrativa pede.

Só que quanto mais a série anda, mais superlativa ela fica. O enredo fica cada vez mais ambicioso e gerando uma confusão ainda maior daquelas que você se pega pensando "como que explica todo esse rolê?".

Aí que tá, nem os roteiristas sabiam.

Problemas complexos exigem explicações complexas. E isso a série não consegue oferecer. O penúltimo episódio faz um all-in que não se sustenta até o final. O protagonista frio e calculista que aguarda o momento certo de atacar treme na base e se apega a devaneios dos mais superficiais colocando tudo a perder.

Criei tanta expectativa e saí tão decepcionado que não sei se vou dar sequer uma chance para a segunda temporada.

🚨 Área com spoilers 🚨

Porra, o universo criado para a série é muito bom. Uma mistura de Silo com Ruptura. Essa visão estadunidense de que eles representam o mundo inteiro e que o presidente deles é a pessoa certa para governar os últimos cidadãos é muito verossímil.

Cedo fica claro que a richa entre o Xavier e o Presidente é pura cortina de fumaça. Na verdade, todas as interações do Cal são completamente desnecessárias e não agregam em nada para o andamento do enredo mas pra mim tudo desandou desde o assassinato do agente William. Pô, aquela Jane não tinha a menor chance contra um oficial treinado como aquele, pra encerrar o desfecho dela assassinando a big boss por conta de um nintendo wii. Meu amigo??!!!

Também não me conformei com o fim da operação de sequestro dos ricaços por causa de um suposto áudio da mulher do Xavier. Ele teve zero contato com o mundo externo, nunca ouviu falar de nada, viu as bombas destruindo toda a cidade, e mesmo assim resolveu perder o controle por conta de um áudio de whatsapp aleatório. Bizarro demais.

Aí a cereja do bolo é o "vilão" da porra toda ser um cara que é apresentado no último episódio. A motivação para matar o presidente não podia ser mais torpe. A execução do plano é digna dos planos do Cebolinha e por fim, tudo isso para o mais absoluto nada.

#disney-plus #marco-2025 #review #series