Notas de uma mente inquieta

Silo (2a temporada)

Apple_TV_Silo

Já comentei anteriormente como a AppleTv sempre surpreende com seus originais, e uma das obras que contribuíram para formar este pensamento foi a primeira temporada de Silo. Um mundo distópico acontecendo dentro de um claustrofóbico buraco no chão. Toda uma sociedade regida a partir da perspectiva do quão mais no "fundo do poço" você mora. O enredo é muito bom e os personagens são enigmáticos. Ao término da primeira temporada, em 2023, com um cliffhanger impressionante, gritei para o mundo que leria a obra antes da próxima temporada.

Não li 😂

Gostei bastante da segunda temporada. Os acontecimentos anteriores potencializaram os enigmas, abrindo literalmente um mundo novo a ser explorado e este mundo novo traz uma nova perspectiva da relação das pessoas com o Silo. Gosto em como a narrativa apresenta a História, o mundo antes do Pacto, de maneira contextual, sem qualquer didatismo. Mais uma vez a temporada se encerra com um belíssimo "puta merda, e agora?" e meu desejo de ler os livros novamente se aflora. Será que dessa vez vai?

🚨 Área com spoilers 🚨

Eu adorei a construção do "Juliete vive". Um meme real que trata da manutenção de uma ideologia a partir dos atos de uma pessoa, que faz muito sentido para o contexto da trama, com o fato de ela estar literalmente viva, e o momento apoteótico de seu retorno ao grito da Mecânica foi sublime.
Confesso que todo o drama vivido no outro Silo me pareceu uma "barriga", acontecendo de maneira lenta e com mais personagens envolvidos do que deveria. Entendo que precisava acontecer de maneira lenta para verossimilhança (após 40 anos quem trataria um completo desconhecido com simpatia de primeira?) mas não sei se captei bem a necessidade do núcleo secundário apresentado no fim da temporada.
E, por fim, adorei a inserção do "mundo real" no fim. Meu entendimento é que aquilo seja o passado, certo?

#apple-tv #review #series