Superinteressante - fevereiro/2025
Eu me peguei esses dias tentando lembrar de um artigo que gostei bastante em uma edição passada da Superinteressante. Fiquei pensando "Pô, se eu tivesse feito uma postagem sobre esse artigo no blog hoje eu conseguiria achar fácil". Por conta disso resolvi documentar aqui também as leituras mais legais que tive em cada edição.
A matéria de capa é sobre a nova lei que proibe o uso de celulares nas escolas. Não sei se é por eu consumir muuuitos assuntos sobre isso, como mencionei na postagem de abertura do blog, acredito que esse uso excessivo de celular é o cigarro da nossa geração, mas achei que a matéria se aprofunda pouco no tópico. Pareceu um grande "Já tava na hora". A parte que achei mais legal foi os gráficos mostrando a relação entre as notas do PISA e as política de restrição de acesso a eletrônicos para alunos. Como brinca a matéria, não precisa ser nenhum Piaget pra entender o porquê. Acho que a matéria encerra com uma mensagem importante: não tem como simplesmente proibir o uso, parte de ser um adulto funcional também exige que tenhamos contato com o digital, a questão é entender como e quando usar corretamente.
Tópico relacionado que me chamou atenção é o dado de que o brasileiro está lendo cada vez menos. Nos dados de 2024, o número de não-leitores superou o de leitores. Achei bem bad-vibes. Mário Quintana já dizia que "O verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê.".
Um artigo que me pegou também foi sobre a evolução do Windows com Inteligência Artifical, o chamado Windows Recall, onde a partir de um processador exclusivo para tratamento de IA o computador vai ficar tirando screenshots da tela e com um algoritmo de OCR vai armazenar essas informações para buscas sobre tudo. Obviamente a questão de segurança e privacidade gritou na minha cabeça, mas olhando apenas para parte técnica me pareceu algo mágico.
Toda a seção sobre o Planeta 9 é muito massa. Explica direitinho o que levou Plutão a deixar de ser um planeta, sobre o novo observatório que será inaugurado no Chile, e sobre as pesquisas de um BR procurando um planeta novo lá no Japão.
O artigo sobre táxis aéreos é curioso, não sabia que o BR era o segundo país com mais aviões particulares do mundo.
O texto sobre os mormons é até bem escrito mas eu caguei pro tema.
E por fim, achei muito discreta as menções sobre o Oscar. Acho que não caiu a ficha da galera o quão isso é importante para a cultura nacional. Vamos ver se ganharmos algo, no artigo do mês que vem teremos algo mais substancial.