Notas de uma mente inquieta

The Bear - 4a temporada

the-bear-4-temp

The Bear é uma das minhas séries favoritas da vida. Sempre que posso recomendo a deus e o mundo e vem funcionado bastante, agrada a todos os públicos. Mas toda temporada que se encerra eu tenho o mesmo discurso: não precisa de mais nada, já pode acabar por aqui que tá perfeito. Desde a primeira. Quer dizer, na primeira eu tive esse discurso de maneira mais efusiva, o ciclo do restaurante se encerra muito bem, até que é apresentada a segunda temporada de maneira primorosa e eu não sabia que eu precisava tanto daquilo. Não esperava nada e recebi tudo. Então, continuei repetindo que não precisava de mais episódios mas quando mais uma temporada se anunciava, vinha-me um calorzinho no coração que só essa série consegue trazer. Se você já assistiu, você sabe do que eu estou falando.

O melhor desta obra são os diálogos. São comuns, ordinários, reais. Com uma sabedoria intrínseca que só o cotidiano pode trazer. Nesta temporada eles vêm temperados com o entrosamento entre os personagens que está super afinado. Os primos chegaram em um grau de interação que é possível passar as mensagens apenas pelo olhar. A Syd consegue ficar levemente irritada com o piscar dos olhos do Carmy. O Richie causa uma aflição no Carmy só de andar a 200 metros de distância. Sem contar em todas as interações maravilhosas entre Sug, os Faks, Marcus, e toda a bearzada.

Também é possível ver este mesmo amadurecimento tecnicamente. A fotografia explorando o uso de cores mais arrojadas na iluminação ou a edição esticando os "clipes". Gostei de algumas decisões de direção sobre o entendimento do formato, por exemplo, a Tina teve um arco bem limitado esta temporada, com um desafio que poderia ter sido resolvido em um episódio. Saber manter essa dinâmica com pequenas cenas introduzidas episódio a episódio ditou muito bem o controle do tempo necessário para a resolução da personagem.

O enredo continuou na mesma toada de "precisamos encontrar nosso lugar no mundo mesmo a vida sendo este caos", mas dessa vez sendo mais resolutivo. Enfim, vimos conclusões dos perrengues: cozinheiros sendo reconhecidos, dúvidas sendo sanadas, aflições sendo dissipadas, perdões sendo concedidos. Estava tudo com cara de temporada final, a não ser pela... ausência de conclusão. Dessa vez, deixaram bem claro que temos coisas a resolver ainda pela frente.

Não tenho como desejar que não tenha uma nova temporada porque já ficou evidente que teremos, o que eu espero é que os dilemas sejam renovados e, para isto, personagens sejam trocados.

🚨 Área com spoilers 🚨

Meu episódio favorito, novamente, foi o da reunião da família. Adorei o domínio que os criadores tiveram sobre a obra ao brincar com esta questão. Sempre esperamos que ao reunir os Berzatto seja aquela confusão maluca mas dessa vez vemos uma dinâmica diferente. Dessa vez é apresentado o lado bom, que é notado principalmente por aqueles que não tem uma família presente. Família é confusão mas também é companheirismo. Pode ter coisas ruins, pode ter coisas boas, mas só pode ter algo se forem presentes, e os Bears estão sempre lá.

Achei muito bonito o amadurecimento do Richie, olhando para tudo aquilo ao seu redor que antes era rotina, hoje ele nem consegue mais se encaixar. Sua vida profissional e pessoal sendo afogada por "pessoas melhores" e ele apenas querendo respirar.

O Carmy tava afogado em sua melancolia arrastando um peso que ele já não conseguia carregar, achei uma conclusão interessante a de ele simplesmente ceder. É aquele meme onde segurar a corda machuca mais do que simplesmente soltar. Apesar de eu ter dado boas risadas quando ele falou que ia se aposentar... Sério, pareceu piada o cara com um restaurante falido considerar que simplesmente poderia não trabalhar mais e sua vida continuaria estável.

Achei super tímida as participações do Marcus que é um das melhores evoluções da série. Foi muito massa ele ter sido o profissional destaque mas acho que a relação com o pai dele poderia ter sido melhor explorada, ou o dilema dele com a criatividade vs prazos.

Só eu fiquei com a sensação que o Ebraheim levaria um golpe?

#disney-plus #review #series