Notas de uma mente inquieta

Ghost of Yotei

ghost-of-yotei

Acho que já mencionei antes que tive uma ressaca de anos de jogos triple A. Simplesmente, quando iniciava com toda a complexidade que as história exigiam, jogar tinha deixado de ser um momento de puro relaxamento mas um investimento de energia que eu já não tinha mais. Essa ressaca acabou com o Ghost of Tsushima há 2 anos atrás. Eu simplesmente me encantei pela jogabilidade dinâmica dos estilos de luta com espadas e todo aquele dilema vivido pelo Jin Sakai.

Então era de se esperar que a minha empolgação com o jogo sequência estivesse lá em cima. Coloquei na minha lista de espera e aguardei ansiosamente pelo dia do lançamento, até mencionei na postagem do último jogo que finalizei sobre esta aguardada espera. E vou ti dizer: valeu cada segundo de espera!

Assim como o anterior, o jogo já começa eletrizante. Em minutos você já entende qual a premissa do jogo, quem é Atsu e o porquê dela ser um fantasma de Yotei. Com todo um ar de Kill Bill, Atsu vive o dilema inverso de Jin, onde o segundo parte como um puro Samurai aos poucos vai adentrando no mundo menos honrado dos ninjas (ou fantasmas), a protagonista desta versão não tem porque se apegar a estes valores que todos fazem questão de lembrar que ela não se encaixa. A vingança é sua espada e seu escudo, a razão de sua existência, e o motivo dela renascer a cada novo desafio. A narrativa explora essa premissa muito bem: o que teme alguém que já perdeu tudo e a todos?

Em matéria de jogabilidade é um espetáculo a parte. Acho que é a melhor jogabilidade de combate que já experimentei, a dinâmica de trocar de armas entre os adversários é muito divertida e a cada nova arma que você adquire adiciona-se uma experiência nova de combate que altera suas estratégias do jogo. Tudo que eu já gostava no primeiro jogo ficou ainda melhor: stealth, habilidades, missões secundárias e gráficos. Nunca platinei um jogo antes, sempre procuro pular para próxima história, mas este aqui me pegou ao ponto que estou considerando seriamente continuar jogando (e fazer valer os 400 conto).

Estou me perguntando como diante desta obra-prima, todos ainda continuam dizendo que o Expedition 33 ainda se mantém como o maior candidato para o GOTY, tenho que jogar para entender.

#jogos #ps5 #review